Para um grande grupo nacional de bens de consumo desenvolvemos um projeto de políticas e processos de gestão comercial. O projeto gerou benefícios de R$ 32MM / ano em Ebitda e a construção de um modelo de gestão comercial de alto desempenho que inclui:
- Redefinição das políticas comerciais em um modelo de equilíbrio entre rentabilidade para o varejo, margens desejadas e preço competitivo ao consumidor
- Unificação do posicionamento comercial das diversas marcas junto ao mercado varejista
- Alinhamento da estratégia de canais com a rentabilidade e importância estratégica
- Ferramentas e processos de transferência de gestão de resultados para a força de vendas
- Estruturação dos processos de suporte a vendas e desenvolvimento de canais alternativos
- Balanceamento das carteiras de vendas e alinhamento de metas e incentivos
- Otimização de processos e investimentos em trade marketing
Os benefícios foram capturados em 6 meses pois a execução do projeto combinou o desenho dos novos processos e a implementação das frentes prioritárias de geração de valor, alto envolvimento com a equipe comercial e de tecnologia de informação.