Para uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, revisamos e apoiamos a implementação da sua estratégia de atuação nos mercados de LD (longa distância) e Local. O diagnóstico realizado deixou claro as desvantagens competitivas de nosso cliente em ambos mercados com projeções de deterioração de margens e volumes caso fosse mantida a estratégia em curso.
O desenvolvimento de um modelo de negócios inovador, baseado em conceitos de custo incremental e aproveitando a ociosidade das redes existentes, resultou na criação de uma vantagem competitiva única para nosso cliente. Parte do modelo utilizava informações e inteligência de mercado e a própria base de informações da operadora sobre os volumes de serviços utilizados por clientes corporativos, para compor uma oferta de serviços e precificação competitiva em LD e em telefonia local.
Este modelo combinado com a reestruturação dos processos e política comercial resultou em uma acelerada aquisição de clientes e ganho de fatia de mercado vis-a-vis as maiores operadoras de telefonia fixa atuando no país.
O projeto resultou na criação de um negócio de R$ 400 milhões por ano de faturamento e EBITDA de 27%, superior aos principais negócios da operadora.