O projeto redesenhou a empresa que operava em um modelo de gestão por serviços para um modelo de gestão por cliente. O desafio da operadora de saúde era gerir três segmentos de mercado com necessidades e atributos de valor distintos, otimizando seu modelo verticalizado de prestação de serviços.
O modelo original era organizado por unidades de negócios de serviços — hospitalares, diagnósticos, planos — cada qual buscando suas alternativas de crescimento e rentabilidade de forma independente. O racional do modelo foi a busca de sinergias de custos e ganhos de escala.
- O foco no cliente foi a premissa fundamental do novo modelo de negócio definindo, privilegiando os atributos de valor dos segmentos.
- Controle e integração de fluxo clínico-operacional para o segmento básico;
- Criação de diferenciais de valor para o segmento intermediário;
- Geração de resultados práticos na gestão de custos de saúde e preços competitivos para clientes corporativos;
- Excelência de escala nas atividades de suporte.
O resultado final do projeto foi a elaboração de um modelo de negócios alinhado a estratégia de servir distintamente os vários segmentos alvo gerando vantagens competitivas sob o ponto de vista dos clientes e ao mesmo tempo otimizar a escala e sinergias dos processos comuns aos segmentos. Um dos objetivos principais foi alavancar capacitações decorrentes da verticalização dos serviços prestados a partir de uma combinação de rede proprietária e terceirizada.