Para um grande grupo nacional na área de bens de consumo de calçados, Artigos Esportivos e Apparel, realizamos um projeto de revisão da estratégia corporativa e estratégias competitivas das várias unidades de negócio. O escopo incluiu os negócios no Brasil, resto da América Latina, EUA e Europa.
O projeto envolveu uma avaliação do desempenho de negócios:
- Construção de um baseline de desempenho mercadológico, comercial, operacional e econômico;
- Avaliação dos determinantes de desempenho em cada negócio;
- Avaliação da estratégia, processos comerciais e custo de servir;
- Avaliação do modelo de gestão de canais de terceiros;
- Avaliação da dinâmica competitiva e posicionamento vs concorrentes;
- Investigação das melhores práticas domésticas e internacionais.
Foi também elaborado, junto com o corpo executivo da empresa, da estratégia e seu detalhamento em ações específicas de cada área de negócios e de suporte.
Foram identificados os ganhos de desempenho nos principais elos da cadeia de valor do negócio no Brasil e no mercado internacional nos segmentos relevantes. Foram executados:
- Segmentação dos mercados e seus potenciais;
- Necessidades dos segmentos e atributos qualificadores e diferenciadores para o sucesso do negócio;
- Evolução tecnológica e capacitações necessárias;
- Requisitos de captura de mercado e criação de vantagens competitivas.
A execução do projeto foi conduzida de forma a tornar-se um importante fator de gestão de mudança na organização, principalmente quanto à cooperação e integração das áreas e negócios e a construção de uma visão e objetivos comuns.