Organização

Desenhamos o melhor modelo de organização para que a Estratégia definida atinja seus objetivos.

Verificamos o grau de entendimento da estratégia e o alinhamento de sua execução pelas áreas, executivos-chave e alta gerência.

Avaliamos as questões da organização que dificultam atingir desempenhos superiores, como por exemplo: escopo de atuação de áreas, divisão de autoridade e inconsistências de objetivos, entre outros.

Desenhamos organizações aptas a materializar a estratégia, considerando questões críticas, tais como:  a escala do negócio, o grau de especialização necessário para gerar um posicionamento competitivo único, ou a agilidade para absorver altos volumes.

Discutimos profundamente com a alta gestão os trade-offs dos modelos organizacionais viáveis para o estágio de evolução da empresa, a maturidade dos controles e processos, o grau de delegação possível e a capacidade de integração das áreas.

Demonstramos de forma prática os conceitos e princípios que regem os benchmarks de sucesso para as diversas condições de mercado, setores de indústria, objetivos de negócio e dimensão dos players.

Incorporamos as condições de contorno relativas à preservação do conhecimento existente em pessoas-chave, criando também estruturas para facilitar o compartilhamento e a evolução do conhecimento do negócio.

Definimos o modelo organizacional apto para transformar a estratégia em uma ação produtiva, para adaptar-se à evolução da empresa e das interações entre suas pessoas, sendo implementável na prática — não em qualquer organização — mas para a condição exclusiva da organização de nosso cliente.

Tipos de Projetos em Organização e Gestão

  • Alinhamento da organização à estratégia de negócios e redesenho do modelo organizacional
  • Redefinição do escopo das áreas e linhas de autoridade
  • Estruturação e ajuste do modelo de governança corporativa
  • Dimensionamento da necessidade de recursos para a execução das funções — balanceamento, complementação e racionalização, onde for pertinente
  • Descrição das atribuições das áreas e cargos para o novo modelo, incluindo escopo de atuação, modelo de autoridade e gestão de recursos
  • Definição das competências-chave das áreas e cargos para exercerem seu papel esperado na estrutura organizacional
  • Apoio à área de RH para otimizar a alocação das competências existentes na organização e a identificação de lacunas
  • Programas de ajuste de dimensionamento e racionalização de custos

Casos de Organização