Caso 19: Reestruturação organizacional

Para um grande grupo internacional atuando no setor de Telecom no Brasil, executamos o redesenho da estrutura organizacional com foco em ganhos de eficiência e custo e simplificação do modelo de relacionamento entre as áreas.

O foco do projeto foi reestruturar as funções de gestão que correspondiam a cerca de 1.550 unidades organizacionais em 8 a 9 diferentes níveis hierárquicos englobando 12.000 funcionários.

O projeto identificou ganhos potenciais de cerca de 2.000 funcionários em um novo desenho com 540 unidades organizacionais e 4 a 5 níveis hierárquicos na nova estrutura.

A estrutura proposta seguiu o alinhamento funcional como dimensão prioritária, mantendo a especialização por negócio em áreas críticas de inovação e captação de clientes.

Os ganhos obtidos foram resultantes de:

  • Ganhos de escala na consolidação em funções afins e dispersas na organização
  • Eliminação de especialização excessiva nos diversos níveis, com eliminação de chefias e níveis hierárquicos
  • Balanceamento de centralização vs dispersão geográfica de atividades de suporte
  • Ajuste do escopo das áreas para melhor equilíbrio entre recursos e responsabilidade na gestão de negócios e processos
  • Novo modelo de gestão de terceiros, substituindo grande parte das funções de fiscalização