Caso 3: Revisão da estratégia — Bens de consumo e Varejo

Para um grande grupo nacional na área de bens de consumo de calçados, Artigos Esportivos e Apparel, realizamos um projeto de revisão da estratégia corporativa e estratégias competitivas das várias unidades de negócio.  O escopo incluiu os negócios no Brasil, resto da América Latina, EUA e Europa.

O projeto envolveu uma avaliação do desempenho de negócios:

  • Construção de um baseline de desempenho mercadológico, comercial, operacional e econômico;
  • Avaliação dos determinantes de desempenho em cada negócio;
  • Avaliação da estratégia, processos comerciais e custo de servir;
  • Avaliação do modelo de gestão de canais de terceiros;
  • Avaliação da dinâmica competitiva e posicionamento vs concorrentes;
  • Investigação das melhores práticas domésticas e internacionais.

Foi também elaborado, junto com o corpo executivo da empresa, da estratégia e seu detalhamento em ações específicas de cada área de negócios e de suporte.

Foram identificados os ganhos de desempenho nos principais elos da cadeia de valor do negócio no Brasil e no mercado internacional nos segmentos relevantes.  Foram executados:

  • Segmentação dos mercados e seus potenciais;
  • Necessidades dos segmentos e atributos qualificadores e diferenciadores para o sucesso do negócio;
  • Evolução tecnológica e capacitações necessárias;
  • Requisitos de captura de mercado e criação de vantagens competitivas.

A execução do projeto foi conduzida de forma a tornar-se um importante fator de gestão de mudança na organização, principalmente quanto à cooperação e integração das áreas e negócios e a construção de uma visão e objetivos comuns.