Estratégia

Entrada em novo negócio — terceirização de processos para um grande grupo nacional, definimos e implementamos a estratégia de entrada nos mercados de terceirização de serviços de tecnologia e processos.  Nosso cliente possuía várias empresas que atuavam de forma dispersa em serviços da cadeia de valor de ITO (Information Technology Outsourcing) e BPO (Business Processes Outsourcing), sem foco estratégico claro e com baixa conversão de resultados em relação ao potencial do setor.

O projeto avaliou os diferentes posicionamentos e tendências competitivas dos players do setor e suas características de atuação e objetivos de expansão na cadeia de valor.  A segmentação do mercado incluiu o estágio de evolução das empresas na utilização de serviços de terceirização nos diversos setores.

A alternativa estratégica para o grupo englobou 4 ações principais:

Adquirir maior competência em serviços de sistemas;

Capturar sinergias de pessoal e infraestrutura e garantir a aplicação de melhores práticas;

Ampliar o escopo de atuação em processos e sistemas para as várias funções do negócio;

Formatar a oferta de ITO de alto valor agregado e BPO para segmentos verticais de indústria.

O plano mercadológico focou duas frentes de ação — aumentar e sofisticar a penetração de serviços de alto valor nos clientes existentes e selecionar verticais de negócio para a especialização da oferta, construindo profundo entendimento de seu modelo econômico, determinantes de valor, propensão à terceirização, posição da competição e clientes targets. O projeto resultou em crescimento de receitas de 70% e de crescimento do Ebitda em 350%.