Caso 16: Implementação da visão de cliente único

Para um grande grupo nacional atuando nos setores de mídia e telecom com seis empresas independentes de:  telefonia fixa, telefonia móvel, dados e carrier’s, provimento de acesso a internet, TV por assinatura e data center.  O projeto diagnosticou as seguintes questões de desempenho:

  • Estratégias das empresas desalinhadas e conflitantes, de baixa efetividade com negócios sem crescimento;
  • Falta de entendimento das necessidades dos clientes como consumidores dos serviços;
  • Canibalização e competição predatória entre as empresas do grupo;
  • Esforços de vendas duplicados ou triplicados sem desempenho efetivo ou visão de sinergias;
  • Baixo entendimento dos determinantes de custos, receitas e racional de precificação.

A partir da unificação das visões de cliente e do entendimento das necessidades dos segmentos, um novo modelo de negócios e uma organização com foco nos mercados foi criada.

A Integração das estratégias e da oferta das 6 empresas resultou em aumento da receita e crescimento consistente e em melhorias significativas de margens dos produtos.  Os principais resultados alcançados foram:

  • Implementação da estratégia e nova organização em 8 meses;
  • Incremento da receita de 20% no total após 12 meses da implementação;
  • Redução de custos totais por sinergias de 17%;
  • Crescimento e captura de oportunidades inexploradas através de fidelização e venda cruzada planejada do portfólio de produtos e serviços