Caso 7: Redução de níveis de supervisão para grande banco de varejo

Para um grande banco de varejo global atuando no Brasil, diagnosticamos um excesso de níveis médios de supervisão nas principais áreas de negócio, administrativas e de operação. O banco enfrentava problemas de desempenho das unidades, baixa materialização de sinergias pós-centralização, excesso de níveis e chefias, fragmentação excessiva da estrutura organizacional e baixa produtividade de recursos nas atividades chave.

O projeto identificou as questões do modelo de gestão relativas às métricas de desempenho e avaliação de pessoas, que afetavam a estrutura organizacional e levavam ao aumento contínuo do número de chefias intermediárias e do headcount.

  • O foco prioritário das pessoas eram as oportunidades de movimentação interna da organização — alto turn over interno;
  • Havia alta fragmentação de áreas com proliferação de estruturas na organização;
  • A alta fragmentação dos processos afetava a agilidade, gerava duplicações e retrabalhos;
  • Havia perda de capacitação do nível intermediário, que era o responsável real pela entrega dos serviços.

Este cenário é típico em grandes organizações de serviços tais como telecomunicações, mídia, serviços financeiros, aviação comercial, saúde, entre outros.

A organização foi ajustada a um modelo mais racional, ágil e eficaz, ajustando o modelo de centralização das atividades operacionais e interfaces entre as unidades de negócios. A Compass Consultoria ajudou o cliente na implementação do projeto,  atuando como agente de mudanças nas negociações de ajuste da organização. O projeto foi implementado em um período de seis meses e gerou ganhos de redução de 30% do número de chefias intermediárias e 25% do quadro.