Caso 13: Integração Clinico-operacional — Grande Hospital

A Compass desenvolveu um conceito inovador para criar uma plataforma de capacitação única na gestão integrada dos processos clínicos, operacionais e administrativos para um dos hospitais líderes na América Latina.

A complexidade do modelo de operação de um hospital, adicionada a um modelo de gestão ineficaz, gera altos custos, desperdícios e baixo aproveitamento de recursos.

A redução de custos, a otimização de recursos (humanos, materiais, equipamentos e ativos), o aumento da capacidade de atendimento e a qualidade da entrega dos serviços hospitalares estão associados à operação do hospital. Há um consenso que é necessário investir e que a tecnologia de informação é o viabilizador da evolução do setor, no entanto, o setor ainda não encontrou uma solução tecnológica-operacional para endereçar estes desafios.

A solução desenvolvida pela Compass em parceria com nosso cliente endereça estes desafios através de um modelo de operação inovador baseado em um sistema de informações de otimização clínico-operacional. O sistema absorve e organiza a complexidade da operação de um hospital, melhorando a qualidade de execução dos serviços e a utilização dos recursos, reduzindo significativamente os custos e aumentando a capacidade de atendimento. Além disso, a solução integra o fluxo de informações para a gestão administrativa, garantindo a consistência físico-financeira das apurações.

Uma condição crítica na execução dos serviços hospitalares é manter os processos flexíveis, pois são customizados ao paciente, por outro lado, é necessário obter o máximo controle sobre sua execução. A solução é definir unidades básicas de execução fixas (UBEs) que irão compor os processos em combinações flexíveis, porém controláveis

Os conceitos da solução proposta foram desenvolvidos aplicando princípios utilizados em outras indústrias em estágios mais avançados de desenvolvimento operacional, adaptados para a realidade dos hospitais. As validações efetuadas com a comunidade médica confirmam que o conceito proposto pode liderar a solução das questões do setor.

Foi criada a arquitetura de um sistema de informações flexível e parametrizado de configuração e controle destas UBEs, aliado a módulos de otimização e controle operacional. O SOCO guia, controla e otimiza toda a operação de um hospital através de uma utilização massiva de equipamentos wireless, como meio principal de transferência e compartilhamento de informações on-line entre as várias áreas e agentes dos processos hospitalares.